Atividades

  • A1. Estudos preliminares e caracterização do estado da arte

    Nesta atividade serão abordados os temas referentes ao debris flow com o objetivo de aprofundar conhecimento relativamente ao fenómeno, tendo por base uma extensa pesquisa bibliográfica.

    Assim, de entre vários aspetos abordados, será feita a caracterização dos tipos de debris flow e dos seus mecanismos de movimento, nomeadamente de iniciação, desenvolvimento e deposição. Adicionalmente será realizado um levantamento de algumas obras de mitigação existentes, incluindo a caracterização do seu funcionamento e a ocorrência de acidentes (e respetivas causas) que tenham ocorrido com as mesmas.

  • A2. Desenvolvimento de ferramentas numéricas

    Esta atividade visa o desenvolvimento e/ou validação de ferramentas numéricas para suportar o estudo a realizar no âmbito do projeto. Deste modo pretende-se definir ferramentas numéricas tendo em vista a sua utilização em modelos, que por um lado servirão de preparação aos ensaios e, por outro, para a análise comparativa e previsão de resultados.

  • A3. Definição e desenvolvimento de estruturas de teste

    Na necessidade de corroborar o estudo com base em atividades experimentais, reconhece-se, no âmbito desta atividade, a importância em definir e desenvolver uma instalação experimental para testar soluções de mitigação de fenómenos de debris flow.

    Assim serão definidas as características e planos de execução da instalação experimental bem como a delineação de um plano de ensaios. Nesse sentido, pretende-se nesta atividade, obter todos os materiais e equipamentos necessários ao desenvolvimento do modelo físico.

  • A4. Modelos, testes e comparação de resultados

    No seguimento da definição e desenvolvimento do modelo experimental serão realizados ensaios com diferentes configurações de açudes, curvas granulométricas e inclinações do canal, de acordo com o plano de ensaios. Adicionalmente serão analisados e discutidos os respetivos resultados dos ensaios, apoiados, sempre que possível, por elementos audiovisuais tais como levantamentos fotográficos e vídeos. Por fim, pretende-se que esta atividade permita corroborar conclusões relevantes para a definição de metodologias de dimensionamento de açudes de retenção de material sólido. Nesse sentido será elaborado um relatório final com os principais resultados e conclusões dos ensaios em modelo físico.

     

  • A5. Criação de modelos e metodologias

    Os resultados dos ensaios em modelo físico permitirão apoiar esta atividade no sentido de desenvolver metodologias de dimensionamento de estruturas de retenção de material sólido. Estas metodologias devem ter por base critérios expeditos e orientados a projetos de engenharia.

  • A6. Promoção e divulgação

    Esta atividade visa dar a conhecer o projeto em duas vertentes, uma comercial e outra científica. Dessa forma, o principal objetivo da atividade prende-se na elaboração de panfletos/flyers, artigos científicos, na participação em feiras/congressos e na criação de um website.

    Todos os objetivos anteriormente apresentados visam a promoção e divulgação do projeto, sendo essa a tarefa principal da presente atividade.