Projecto

Os debris flows (escoamentos de detritos) são fenómenos naturais verificados um pouco por todo o globo e que resultam, em geral, na perda de vidas humanas e danos materiais avultados. De facto, os debris flows e os escoamentos hiperconcentrados são considerados como um dos tipos de movimentos de massa com maior capacidade destrutiva. Por estas razões, nos últimos anos, estes fenómenos atraíram a atenção não só da sociedade como também da comunidade científica, tendo resultado na realização de vários estudos aprofundados de alguns aspetos inerentes à sua génese, comportamento e formas de mitigação dos efeitos.

No entanto, a mitigação dos efeitos de debris flows a curto prazo tem recaído na implantação de estruturas de retenção e interceção de material sólido, dimensionadas com recurso a relações empíricas pouco validadas.

Com o Projecto Açudes de Retenção de Material Sólido (com acrónimo STOPDEBRIS), a AQUALOGUS pretende desenvolver critérios e metodologias de projeto de açudes de retenção de material sólido. As metodologias e as normas a propor terão por base estudos das condições de escoamento e capacidades de retenção de material sólido de açudes de retenção descontínuos, validados com a realização de ensaios em modelo físico, para diferentes geometrias propostas.

Pretende-se que este projeto apresente um caráter inovador, com uma vertente totalmente objetiva e prática, com vista a promover a segurança e a rentabilidade no investimento efetuado pelos promotores de eventuais novas obras que visem a redução dos efeitos dos fenómenos de debris flow e, consequentemente, o aumento da segurança das populações e bens materiais.